Virtude da generosidade desperta grandes valores nos pequenos

A generosidade é uma virtude de fundamental importância para o equilíbrio e para uma ótima vida em sociedade. Essa qualidade está diretamente ligada aos nossos atos. Ela é uma completa influência de como nos comportamos em qualquer situação. Principalmente nas atitudes que iremos tomar. Por isso, o estímulo a generosidade é fundamental para desenvolver essa virtude nas crianças.

Durante os primeiros anos de vida, os adultos que os cercam são os grandes exemplos das crianças. Elas aprendem observando e repetindo o comportamento dos mais velhos. Por isso, é importante que os familiares sempre tomem atitudes que orientem as crianças. Fazer o contrário da orientação que os pequenos estão vendo em seu dia a dia pode deixá-las confusas.

É importante sempre incentivar a generosidade e a solidariedade desde cedo. Isso é fundamental para as crianças criarem esse tipo de valor. Por isso não se deve tornar esses momentos em oportunidades, ou seja, quando se ganhará algo em troca. Vale ressaltar que todas as chances de ajudar o próximo devem ser incentivadas, mas nunca forçadas. O ideal é encorajar ao máximo até a criança ficar à vontade e criar esse hábito.

A ideia de não forçar esse hábito é que a criança possa assimilar que esse é o melhor caminho e que isso é benéfico para ela. Essa atitude irá lhe fazer bem e satisfazê-la.

Dicas de como incentivar as crianças a serem generosas:

  1. Crie oportunidades para as crianças agirem de forma generosa: Desde cedo é importante que as crianças pratiquem a contribuição e a gratidão com os outros. Nunca incentive os pequenos a praticar a generosidade por recompensas. Sempre deixe que elas pratiquem atos generosos por conta própria, mas procure sempre incentivar. O reforço positivo é uma excelente técnica: quando as crianças agirem de forma generosa por conta própria, parabenize-a e mostre o quão magnífico foi isso.
  2. Criar o hábito de compartilhar: Esse é um ponto importante, muitas crianças acreditam que os brinquedos são somente seus. Incentive a divisão dos brinquedos e mostre a importância de compartilhar. Aproveite e fale que ao compartilhar outras crianças terão a oportunidade de brincar e ficarem felizes. Incentive também a doarem aquele brinquedo que esteja encostado.
  3. Aumente o círculo de preocupação das crianças: Não fique restrita somente a família e aos amigos. Faça as crianças perceberem que algumas decisões podem afetar mais pessoas. Faça-os perceberem com quantas pessoas elas convivem em um dia e que todas podem ser gratas a ela. Por isso, ensine as crianças a serem respeitosas com essas pessoas, assim elas criam esse hábito com todos.
  4. Seja sempre um exemplo: É inegável que os filhos são retratos dos pais. Por isso, seja sempre educado com todos que te cercam. Seja sempre honesto com as crianças e nunca minta para elas. Procure conversar e ver a melhor forma de resolver questões simples.
  5. Ajude e oriente as crianças a administrar sentimentos destrutivos: Os sentimentos destrutivos como: raiva, inveja, vergonha e ciúmes podem atrapalhar a generosidade. É necessário explicar que esses sentimentos são comuns, mas que sempre há uma solução para lidar com isso sem prejudicar outras pessoas.

Na Cycle School a primeira escola bilíngue do ABC, incentivamos diariamente as crianças a compartilharem. Além de realizarmos atividades e brincadeiras em que a gratidão é o foco fazendo os alunos adquirirem esse hábito naturalmente.

Saiba Mais: Transferência Escolar | Escola Infantil

Localização

Rua das Palmeiras, 308 - Bairro Jardim - Santo André / SP

Secretaria

Seg a Sexta 7h30 - 17h30

Fale Conosco

Ver Telefone 

Nossos Parceiros

Copyright 2018 – Cycle International School – Escola Infantil em Santo André