Acompanhe a Cycle nas Redes Sociais

Notícias > Na Cycle Acontece Assim

13/06/2017

Como ajudar seu filho a se adaptar a uma transferência?

Adaptação escolar faz parte do processo educacional


Adaptação escolar faz parte do processo educacional e praticamente todas as crianças vão passar por esse momento em suas vidas. O período conhecido como adaptação escolar nem sempre é fácil. Ambientes novos, professores e colegas de classe podem deixar os pequenos ansiosos. Essa fase costuma ser um momento um pouco mais delicado. Mas, a transferência de escola pode ser amenizada com a ajuda do corpo docente e dos próprios pais.

O novo ambiente gera desconforto nas crianças. Independentemente da idade, elas serão apresentadas a uma nova rotina, saindo de suas zonas de conforto. A transferência de escola é um momento de mudanças, mas os pequenos vão se acostumando de forma gradual com as novidades. Aos poucos, as crianças vão criando vínculos com o ambiente escolar e sentindo-se cada vez mais seguras na nova escola.

Não existe um tempo terminado para que as crianças se acostumem com a transferência de escola. As especificidades de cada criança devem ser levadas em consideração. Algumas conseguem criar vínculos com o novo ambiente logo nas primeiras semanas, enquanto outras precisam de ajuda de seus pais ou até mesmo dos docentes.

Segundo especialistas a recepção de um novo aluno deve ser feita sempre pelo mesmo funcionário e aos poucos o corpo docente pode ser apresentado para a criança. Assim, cria-se a consciência de que a escola é um ambiente coletivo.

“Aqui na Cycle fazemos uma investigação sobre a criança para saber seu gosto ou até mesmo brinquedos favoritos para que possa se sentir mais à vontade dentro do ambiente escolar” conta a coordenadora pedagógica da Cycle Marisangela Santos.

Os pais e responsáveis também podem ajudar na transferência escolar conversando com os pequenos. É ideal também manter contato com o corpo docente para entender melhor a rotina escolar que seus filhos terão nesse novo ambiente.

A recepção e o planejamento realizado para a recepção de novas crianças na Cycle International School são fundamentais e facilitam a criação de vínculo com a escola.

Na escola infantil bilíngue Cycle International School as turmas que recebem alunos novos são preparadas previamente para tornar o ambiente mais agradável e acolhedor. As crianças que estão passando por transferência de escola também contam com a presença de seus pais durante os primeiros dia de aula.  

Conheça mais uma das melhores escolas particulares SP que é a Cycle School!




< Voltar para notícias

Endereço CycleSchool

Cycle School - Escola Bilíngue SP

Rua das Palmeiras, 308 - Bairro Jardim - Santo André / SP (11) Ver Telefone | contato@cycleschool.com.br

Acompanhe a Cycle nas Redes Sociais

Nossos Parceiros